Laudos Técnicos Exaustão de Cozinhas Industriais
A Limpeza periódica do sistema de exaustão em cozinhas industriais é de suma importância para evitar incidentes como incêndios e contaminação de alimentos, além de manter o sistema funcionando corretamente garantindo a despoluição do ambiente e saúde dos colaboradores.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por uma legislação completa sobre a manutenção de ambientes industriais, como cozinhas e os equipamentos que fazem parte dela. No caso de estabelecimentos comerciais como restaurantes, padarias, lanchonetes, fast-foods, entre outros, é extremamente importante realizar a limpeza dentro do prazo para evitar problemas, como multas e paralisação das atividades comerciais.
No Brasil, podemos citar a Lei 10083 de 23 de setembro de 1988 e a Lei 8080/90 de 19 de setembro de 1990, que possuem portarias específicas sobre a utilização desses equipamentos e demais especificidades. De acordo com a regulamentação, a coifa precisa ter um material liso, possuir boa resistência, assim como oferecer facilidade na hora de promover a limpeza. Além disso, não pode em hipótese alguma estar com gotejamento de gordura.
O Laudo Técnico de higienização, com a ART, deve ser emitido a cada processo de execução, devendo a coifa passar por esse processo de forma periódica, a NBR ABNT 14.518/2000 determina que a realização de inspeção da coifa e sistema de exaustão na frequência semestral, com limite de 6 mm para o acúmulo de gorduras e outros resíduos.
Orçamento no mesmo dia, fale conosco!
Laudo Técnico do Sistema de Exaustão em 7 dias.